Qualquer mangá que eu tenha recomendado no falecido Onemanga, pode ser encontrado em um desses três
domingo, 20 de junho de 2010
Kaichou Wa Maid-sama! - A presidente do conselho estudantil é uma maid!
Há alguns mangás desconhecidos que passam a ser razoavelmente conhecidos, quando tornam-se animes. Um exemplo disso seria "Nodame Cantabile". Na época em que li "Nodame Cantabile" pela primeira vez, antes da produção do anime, somente havia como ler o mangá em inglês e era muito difícil encontrar algum site que disponibilizasse o dorama legendado - e quando falo legendado, refiro-me ao inglês(!). "Nodame Cantabile" era tão conhecido quanto "Faster than a kiss". Ou seja, tinha um público específico. Nós, os caçadores de mangás traduzidos para o inglês. Entretanto, após a produção do anime, "Nodame Cantabile" foi atingido popularidade e hoje, há um razoável número de pessoas que, no mínimo, já assistiu o anime. Além disso, hoje, já existe o dorama legendado em português - as duas temporadas!- e as três temporadas do anime, também legendadas, podem facilmente ser encontradas em qualquer site. Até mesmo o mangá já está sendo traduzido por uma equipe...!
Enfim, você nunca sabe o que pode acontecer, quando o anime é produzido. Portanto, disponho-me a falar sobre o mangá de "Kaichou wa Maid-sama!" para o caso do anime o tornar conhecido, tirando-me a possibilidade de comentar sobre ele, neste blog.
Acredito que o anime de "Kaichou Wa Maid-sama!" não será tão bom quanto o mangá. Eu duvido que eles consigam fazer um Usui tão engraçado, mas ao mesmo tempo sexy. Só pelos traços do anime, já dá para deduzir isso. Eu vi a abertura e o encerramento, e aparentemente, eles reduziram o mangá, algo parecido com o que houve com "Special A" - em que a adaptação em anime é uma das piores que já vi.
Vamos lá. Vamos lá. A história de "Kaichou Wa Maid-sama!" fala sobre a vida de Misaki, a presidente do conselho estudantil de um colégio predominantemente masculino, que odeia homens e que vive um cotidiano agitado, pois está sempre tendo que repreendê-los. A personalidade dela é tão forte e agressiva, que ela chega a inspirar temor, nos estudantes. É exatamente por ela ser assim, que é constrangedor o fato dela trabalhar como uma garçonete em um café cosplay, onde ela precisa usar uma roupa de maid e servir a homens, tentando parecer bonitinha. O motivo pelo qual ela tem esse trabalho é para ajudar sua mãe a pagar as dívidas que seu pai deixou antes de abandoná-las. O fator "X" que começa a mudar a vida dela de maneira significativa é quando Takumi Usui, um dos estudantes que ela mais despreza, descobre esse seu segredo e passa a persegui-la, sempre implicando com ela, mas ao mesmo tempo, a ajudando, sempre que ela precisa.
Acredito que o Usui é um dos mais interessantes personagens masculinos de shoujo. Isso porque tecnicamente ele deveria cair no estereótipo de "personagem perfeito" que a maioria dos shoujos possuem, mas no caso dele, a sua perfeição excessiva é tratada como se fosse a prova de que ele é um alienígena(XD). Isso, porque a personalidade do Usui, realmente não é coerente com o fato dele ser bom em tudo que faz. Ele possui um vago ar de alguém que não quer nada com a vida. Além disso, ele é um tanto pervertido e parece não possuir um pingo de noção - apesar disso não ser uma verdade. O Usui é um personagem misterioso, ambíguo e divertido. Ele é o principal ponto do mangá!
A personalidade da protagonista também é interessante, pois ela não é idealizada. Apesar de ser uma boa pessoa, ela algumas vezes é injusta e imatura, por isso, a convivência dela com Usui, e também seu dia-a-dia no café, acabam a ajudando a corrigir alguns de seus defeitos. O fato dela possuir uma personalidade forte também é bastante interessante, pois ela não é como uma daquelas personagens de shoujo que vivem a mercê das circunstâncias, e isso faz com que ela consiga encarar as situações complicadas do mangá, diretamente.
Embora o foco da história pareça ser a vida de Misaki, aos poucos descobrimos, que o principal ponto da história está relacionado aos mistérios que cercam a vida de Usui, que parecem estar ligados, de algum modo, ao café e a Misaki. Somente para informá-los, eu não posso responder muitas coisas sobre isso, pois o mangá realmente é lerdo em nos transmitir as informações. Como o Usui é um indivíduo um tanto manipulador, nós nunca sabemos o que ele está de fato pensando. Os poucos momentos em que ele parece totalmente espontâneo sempre ocorrem graças a Misaki, por quem ele se revela completamente apaixonado, apesar da resistência da garota em sua aproximação.
Os pontos positivos de "Kaichou wa Maid-sama!" são vários. Há diversos secundários interessantes que nos encantam com suas pequenas histórias que se misturam com a de Misaki e a de Usui, com bastante frequência, como a de Yukimura, um garoto esforçado que parece uma menina e que sofre constantes assédios de Usui, a de Sakura, amiga de Misaki, que gosta do arrogante membro de uma banda popular, além das pequenas aventuras do cotidiano do café, que forçam Misaki a se adaptar a sua rotina, repleta de cosplays e de excêntricas situações. Enfim, "Kaichou Wa Maid-sama!" faz bem o estilo shoujo, mas é um shoujo bem shoujo de qualidade: divertido, romântico e intenso. Os personagens são extraordinários e nos fascinamos com as atitudes deles. Eu espero que o anime - que comentarei em breve, junto com outros dois, em uma sessão neste blog que se chamará "Pipoca", para comentar adatações em anime, desses mangás desconhecidos- não tenha reduzido a história a um romance fraco e água-com-açúcar.
Leiam e aproveitem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Temo dizer que infelismente o anime ficou bem agua com açucar uhahuauhauha. Mas ate que é um otimo passa tempo
ResponderExcluir